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Obstipação intestinal

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A obstipação intestinal pode ser caracterizada pela dificuldade e dor para eliminar o bolo fecal e também quando ficamos muito tempo sem ir ao banheiro.

Isto pode se dar por questões hormonais, alimentares ou emocionais.

EMOCIONAL: Quando estamos muito tensos (as) tendemos a desequilibrar o funcionamento de nossos intestinos, nos sentimos “enfezados”.

ALIMENTAR: O bolo fecal necessita de fibras e água para ser formado e eliminado de maneira a não causar dor e incomodo.

QUÍMICA: Alguns hormônios podem interferir, um deles é o cortisol ligado ao estresse.

Seguem algumas dicas:

  • Faça massagens abdominais no sentido horário;
  • Pratique caminhadas. O movimento gerado no ventre ajuda nos movimentos peristálticos do intestino;
  • Consuma mais fibras: folhas cruas, aveia em flocos, frutas com casca, pães e bolachas integrais;
  • Acrescente 1 colher (sopa) Psyllim sobre a comida ou sucos;
  • Beba em torno de 2 litros de água ao dia, pois ela ajuda a deixar o bolo fecal mais macio para a passagem;
  • Tenha o hábito de ir ao banheiro sempre no mesmo horário mesmo que não sinta vontade, sente-se e espere um pouco sem ficar nervosa (o);
  • Frutas como ameixa preta e mamão ajudam em alguns casos;
  • Consuma Activia de ameixa com 1 colher de chia hidratada, nos períodos de mais dificuldade;
  • Iogurtes e leites fermentados como Yakult ajudam a manter as bactérias do “bem” que moram no intestino saudáveis e prontas para colaborar com nosso equilíbrio;
  • Não utilize chá de Cáscara sagrada e Sene pois prejudicam as células intestinais;
  • Evite amido de milho (Maisena) e farinha de arroz.

E principalmente desapegue-se de tudo que te faz ou fez mal! O medo sobre a falta de controle pode prejudicar todo nosso organismo, então relaxe e solte o que te incomodava!

NUTRICIONISTA VIVIANE RAIZER CRN8-4815

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