[mk_page_section attachment=”scroll” bg_position=”left top” bg_repeat=”repeat” bg_stretch=”false” enable_3d=”false” speed_factor=”4″ bg_video=”no” video_mask=”false” video_opacity=”0.6″ top_shadow=”false” section_layout=”left” sidebar=”pnl” min_height=”100″ full_height=”false” padding_top=”0″ padding_bottom=”0″ margin_bottom=”0″ first_page=”true” last_page=”true”][vc_column width=”1/1″][vc_column_text disable_pattern=”true” align=”left” margin_bottom=”0″]SETÊNIOS por Rudolf Steiner
1º SETÊNIO – 0 aos 7 anos: FASE DA ESTRUTURAÇÃO DO CORPO FÍSICO. Fase do NINHO. Gestação, nascimento, nutrição e crescimento. Interação entre o individuo e os pais. Aprende por imitação. “É a cara do pai…é a cara da mãe!”
2º SETÊNIO – 7 aos 14 anos: Sai do ambiente domestico e vai para escola. Troca com o mundo. Socialização. Base para o desenvolvimento psicológico do individuo. Após os 10 anos – “primeiro amor”. Começa a descobrir o outro sexo. Pensar mais imaginativo, por isso gostam de contos de fada. Fase de formar hábitos de alimentação, religião, higiênicos etc… Fixação de crenças: “Você é desastrada!”
3º SETÊNIO – 14 aos 21 anos: Amadurecimento social do individuo. Crise de identidade. Mulher menstrua e o homem se torna fértil. Sai do mundo infantil e entra no mundo mais terreno. Toma seu lugar no mundo e é capaz de viver o seu destino. Muita tensão. Fase do revolucionário ou se apóia em grupos anulando sua personalidade. Encontra ídolos, o papel de amigos mais velhos é muito importante nesta fase. “Quem sou eu? Busca da profissão. Cada Eva busca seu Adão.
4º SETÊNIO – 21 aos 28 anos: Fase da alma emotiva ou sensitiva. Cheia de altos e baixos. Troca de emprego frequente nesta fase. Ápice da fertilidade. Desafiar limites. Sensação e emoção. Escolha do parceiro. A crise dos talentos aos 28 anos.
5º SETÊNIO – 28 aos 35 anos: Fase da alma racional e afetiva. Crise dos talentos. Fase organizacional. “Será que estou no caminho certo?” “Como organizar a si mesmo?” Grande experiência interior, vou percebendo o que é aplicável e o que não é. Maior rentabilidade no trabalho. Raciocínio mais lógico.
6º SETÊNIO – 35 aos 42 anos: Fase da alma da consciência. “Já passou metade da minha vida, o que eu farei agora?”. “Encontrei minha missão?” Maior desgaste físico, já não há tanta vitalidade. Aceitação de mim mesma e do outro. Se não me aceito como posso aceitar ao outro? Sensação de vazio ou isolamento. Segunda puberdade. São vazios necessários para que um NOVO ser possa nascer. Desenvolver o amor espiritual pelo outro. Muitas vezes nesta fase se cai na rotina, e há a troca de parceiro, drogas, trabalho etc…para sair desta rotina. Também pode se desenvolver uma competição com os mais jovens. Aos 42 anos – Crise existencial. Como não temos mais tanta vitalidade, precisamos acender a nossa “luz”. Muitos tem vontade de renascer, começar de novo!
7º SETÊNIO – 42 aos 49 anos: Altruísmo e doação social. Fase social ou alma imaginativa. Menopausa e Andropausa. “Como esta meu casamento?” Maior desgaste físico. Começa o medo da morte. Desafio: realização de novas metas de vida, principalmente de ordem espiritual. “A vida começa aos 40!” O homem pode querer comprar um carrão, arrumar uma amante. A mulher fazer cirurgias plásticas, tudo para tentar se manter na fase expansiva.
8º SETÊNIO – 49 aos 56 anos: Ouvir o mundo. Fase inspirativa e moral. Fase harmônica. “O que estou fazendo tem valor para o mundo?” Minha vida torna-se minha filosofia. As forças vitais retomam e há um sentimento de libertação. Homem e mulher ajudam-se mutuamente. Não se pede mais, se dá. Cria-se uma fidelidade capaz de transpor a morte.
9º SETÊNIO – 56 aos 63 anos: Fase da alma intuitiva ou mística. Sabedoria. Aposentadoria. Olhamos para trás. “Como foi a minha vida?” A percepção externa diminui mas a interior aumenta. No relacionamento palavras não são tão precisas, mas sentar juntos expressa a harmonia ou se os dois não alcançaram a sabedoria, a vida pode virar um inferno. Certa inflexibilidade.
10º SETÊNIO – 63 anos em diante: Fase do mestre. Grande luz interior.[/vc_column_text][/vc_column][/mk_page_section]